Obesidade

Obesidade

A obesidade vem aumentando no mundo todo, em ambos os sexos e em todas as faixas etárias.  24,4% das mulheres e 16,8% dos homens Brasileiros são portadores de obesidade (Índice de Massa Corporal – IMC maior que 30) e 15% das crianças entre 5 e 9 anos estão obesas. Além de aumentar a mortalidade, a obesidade pode acarretar inúmeras outras doenças, tais como: diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, aumento de gorduras no sangue, problemas articulares, alguns tipos de câncer, apneia do sono, etc.

A principal causa para este aumento na prevalência da obesidade é a mudança do estilo de vida propiciado pela vida moderna, como a diminuição de atividade física e a fartura de alimentos industrializados.

O tratamento deve ser baseado em melhores cuidados com a alimentação associados a uma rotina de atividade física e, em casos determinados, o uso de medicações que ajudem a diminuir o apetite e aumentar a saciedade.

Durante todo o tratamento, se faz necessário, tanto pelo médico como pelo paciente, encontrar e reverter os fatores iniciais que levaram ao ganho de peso, para que possa ser feita uma reeducação alimentar, afim de que a perda de peso seja mantida. No caso de falência terapêutica, a cirurgia bariátrica também é uma opção de tratamento.

Fonte: SBEM e IBGE.